domingo, 14 de junho de 2015

TATILEINE BRECHÓ- O PADRÃO DE MEDIDAS



Uma das grandes dúvidas de clientes de brechós online em geral são os tamanhos e medidas das peças.
Embora exista uma lei que padroniza estas questões na confecção de roupas ( norma NBR 13.377, de 2008 ), esta lei não existia a 20 anos atrás, dificultando muito a compra e venda online de produtos vintage.
Hoje compramos roupas em grande magazines e lojas, mas há 30, 40 anos atrás era diferente. Sim, existiam lojas mas também era muito comum fazer em casa suas próprias roupas ou encomenda-las com uma costureira conhecida. Ou seja, muitas roupas não tem medidas padrões e sim foram feitas especificamente para uma pessoa.




Uma das primeiras providências que tomei a respeito destas dúvidas foi o de sempre disponibilizar as medidas de cada produto, assim o cliente terá a oportunidade de comparar com as suas e ter certeza que servirá ou não.
Quando a peça tem uma etiqueta com tamanho, indico isto na descrição e às vezes faço comentários, se acho que a modelagem é grande ou pequena.
No caso de peças sem etiqueta, uso como referência uma manequim daquelas de loja que tenho aqui que é tamanho 38. Ela é referência para indicar o tamanho aproximado ( P, M.G ou 36, 38, 40, 42, etc). Digo referência, pois por questões acima citadas você deve SEMPRE se basear nas medidas da peça para ter certeza se servirá ou não.




Ah... mas eu tenho preguiça de tirar as medidas.... 
Neste caso você estará comprando no brechó correndo o risco da peça ficar justa de mais ou larga demais. Mas isso é um risco que você corre comprando em qualquer loja de roupas online ( quem nunca comprou num daqueles sites chineses um peça tamanho 44, que chegou aqui com as medidas de um 38?). Lembrando que não me responsabilizo caso tenha preguiça de comparar as medidas. Você estará por sua conta e risco, ou seja, não realizo trocas ou reembolsos devido a divergências de tamanho.
Para você que tem a boa vontade de utilizar as medidas das peças como base para finalizar a sua compra, fiz alguns esquemas para ajudar.
O primeiro passo é escolher a peça que você deseja comprar. 
Exemplo: Tenho interesse numa calça jeans... então você vai lá no seu armário e escolhe uma calça jeans, que te serve, que te cai bem.
Estique esta peça na sua cama ou chão e com a ajuda de uma régua ou fita métrica tire as medidas conforme os esquemas abaixo.
Lembre-se de sempre escolher uma peça parecida, ou no mesmo estilo da peça que você gostou no brechó. Se gostou de um vestido mais justinho, pegue no seu armário um vestido mais justinho. Se gostou de uma camisa mais acinturada, pegue no seu armário uma camisa mais acinturada.
Lembrando que a maioria das peças antigas não continha elastano, então não adianta pegar uma peça justa mas que estica no corpo como base para comparar com uma peça sem elastano.
 Dá trabalho? Um pouco, mas você pode deixar anotado estas medidas para usa-las na próxima vez comprar no Tatileine Brechó ou qualquer outra loja de roupas online.


Segue abaixo alguns esquemas que criei para te ajudar nesta tarefa:
( clique nas imagens para aumenta-las)








Obrigada a todos e qualquer dúvida você pode entrar em contato comigo por E-MAIL ou FACEBOOK .
Você poder saber das novidades pelo SITE, página do FACEBOOK ou INSTAGRAM.

Bom garimpo!



sábado, 13 de junho de 2015

TATILEINE BRECHÓ- O QUE VOCÊ PRECISA SABER ANTES DE COMPRAR

Quando você pensa em um BRECHÓ, em sua mente vem esta imagem:

Foto: Brechó Trash Chic

Ou esta aqui?

Foto: Casa Juici

Se você se identificou mais com a primeira foto, agradeço a visita, mas você pode para de ler este post agora. O Tatileine Brechó com certeza não é a sua cara.
Se você se identificou mais com a segunda foto, BEM VINDO! Já é meio caminho andado para desfrutar o prazer do garimpo online!

Meu nome é Tatiana, tenho 31 anos, sou casada, mãe de 2 filhos, formada em Desenho de Moda pela FASM ( SP) e há 9 anos sou a "cabeça" ( mãos e pernas)  do Tatileine Brechó. 

Essa é mais ou menos eu

O Tatileine Brechó surgiu como um brechó online em 2006 através de uma ideia do meu marido, a necessidade de ganhar dinheiro e a paixão pela história da moda e roupas vintage.
As primeiras peças que vendi eram do meu acervo pessoal, que estavam ocupando um espaço que eu não tinha após uma mudança de cidade.

Foto das primeiras peças vendidas no brechó, em meados de 2006

O caminho foi longo, a evolução a passos de formiga, mas hoje tenho o prazer de ter a minha própria empresa , meu site e uma marca que aos pouco se torna conhecida.


O que você precisa saber antes de comprar no Tatileine Brechó:

1- O QUE É UM BRECHÓ VINTAGE:

Brechó por definição é uma loja de artigos usados, principalmente roupas, calçados e acessórios.
Certo, mas e o vintage?
O termo vintage muitas vezes diz respeito a um objeto que tem pelo menos 20 anos de idade.
O que isso significa? Significa que no Tatileine Brechó a maioria dos produtos tem no mínimo 20 anos de existência ou mais. ( salvo o setor de SEMI NOVOS, que é outra história)
Mais claro ainda: Aqui você NÃO vai encontrar roupas de marca, roupas da moda ou artigos praticamente novos. ( novamente, o setor SEMI NOVOS é uma exceção )
Aqui você vai encontrar produtos únicos, com história própria e com cara de usados.

Ainda te interessa? Então continue a ler!

2- QUAL O ESTADO DE CONSERVAÇÃO DAS PEÇAS?


Foto meramente ilustrativa

A seleção das peças tem como prioridade a história da moda. É uma peça que marcou uma época? Tem características de uma década específica? Se sim, já é o primeiro passo para entrar no brechó.
Depois analiso o estado de conservação geral da mesma. Esta peça está num bom estado? Dá para usar? ( é triste a quantidade de peças que tenho que descartar pois não tem conserto....o destino das mesmas são instituições de caridade)


Peças secando após higienização aqui no Tatileine Brechó

Depois de selecionadas, a peças passam por uma higienização.
A higienização nada mais é do que uma lavagem simples, onde tenho como principal objetivo eliminar odores e sujeiras do tempo.
Nesta lavagem, já constato as manchas que poderão ou não futuramente sair com uso de produtos adequados.
No caso desta manchas, não se preocupe, elas serão apontadas na descrição da peça.
Peças de couro ou casacos muito pesados não são lavados, mas novamente, deixo ciente na descrição da peça.


Peças selecionadas para o site.

Sobre a descrição, nela você encontrará somente os defeitos mais aparentes, como manchas, furos, rasgos, descosturados. Somente defeitos que prejudiquem o uso da peça e que sejam além do normal de uma peça que tem pelo menos 20 anos de existência serão apontados.
Ou seja, algumas poucas bolinhas do tecido, alguns pequenos desfiados, um leve desbotado na cor ou qualquer "defeito" que seja considerado normal para uma peça que tem pelo menos 20 anos de uso não será descrito.
Se a peça foi feita sob medida, sem tem os acabamentos incorretos, se a costura está um pouco torta, se foi feito algum ajuste posterior ou a modelagem tem uma pequena diferença de um lado para outro também NÃO serão descritos, portanto que não prejudiquem o estado geral e o uso da peça.
Na descrição constarão apenas possíveis defeitos relevantes, que prejudiquem o estado da peça ou que necessitem de um reparo para viabilizar o uso.
Reforço mais uma vez que não trabalho com peças semi novas e sim peças originais de época, que implicam num uso mais frequente das mesmas, por isso mais sujeitas a pequenos defeitos.



3- POR QUE COMPRAR NO TATILEINE BRECHÓ?

Se você é fã de moda vintage, gosta de usar/ comprar roupas únicas e com história, gosta de garimpar e quer pagar um preço justo, aqui é o seu lugar!
Se você procura roupas da moda ou roupas SEMI NOVAS, tenho apenas um setor, com poucas peças, pois não são o meu foco principal. É só clicar AQUI para conhecer.



4- TATILEINE BRECHÓ NA VISÃO DOS CLIENTES:

Uma coisa que você deve saber é que eu não trabalho com parcerias, não pago para ninguém divulgar o meu brechó. Sou totalmente contra este tipo de promoção.
Tudo que você encontrar na net sobre o Tatileine Brechó foi escrito por livre espontânea vontade e sinceramente, são o motivo de muito orgulho desta que vós fala!
Quer saber a opinião dos clientes que já compraram no brechó, é só clicar AQUI
O Tatileine Brechó é um dos selecionados para o selo BEST BRECHÓ do site BUSCA BRECHÓ.
Quer ler a matéria sobre o Tatileine Brechó na revista  CABALACHO NEWS, clique AQUI ( páginas 45/46/47/48) 
Links com os outros blogs que já testaram e aprovaram o Tatileine Brechó AQUI. ( link do Facebook)

Obrigada a todos e qualquer dúvida você pode entrar em contato comigo por E-MAIL ou FACEBOOK .
Você poder saber das novidades pelo SITE, página do FACEBOOK ou INSTAGRAM.

Bom garimpo!